Já postou uma foto do seu filho hoje no Story? Enviou um vídeo para o grupo da família? Então já praticou o sharenting, que é a exposição do cotidiano da paternidade e maternidade nas mídias sociais.
Essa prática é tão comum quanto polêmica e até perigosa. Em um contexto onde crianças estão virando influenciadores e engajando como adultos, fechando contratos de milhões, a exposição infantil nunca esteve tão em pauta.
Ainda não sabemos como será a adolescência e a vida adulta de crianças que foram tão expostas na internet antes mesmo de vir ao mundo. Mas já temos alguns indícios dos impactos legais e psicológicos.
Artigos jurídicos defendem que pode haver violação aos direitos personalíssimos das crianças e violação de privacidade. Entram no debate os direitos à intimidade, de imagem e ao esquecimento, que só pode ser exercido na vida adulta.
Uma ação que pode parecer inofensiva, como mostrar uma foto de uma criança, deixa rastros quando feita na internet. Mesmo quando realizada em um grupo privado ou perfil protegido, há sempre o risco de uma daquelas pessoas ter seu aparelho hackeado, roubado ou perdido.
Os problemas do sharenting são muitos e diversos deles ainda impossíveis de medir a longo prazo. Vale ressaltar, no entanto, a superexposição de menores de idade que não podem consentir com a ação. Tal exposição deixa as crianças e jovens mais vulneráveis a ataques e abusos online, como o cyberbullying, a situações constrangedoras como vídeos “pegadinha” que podem ser considerados exposição vexatrória, além de colocar em risco a segurança de dados pessoais. A imagem das crianças também pode ser tirada de contexto, veiculada em sites de conteúdo adulto ou virar “meme”. Ou seja: uma vez na internet, perde-se o controle sobre o conteúdo.
A educação digital é importante para as crianças e jovens, sim, porém também os pais precisam dar o exemplo e tomar cuidados para não colocar a todos em situações de risco ou constrangimento. E você, o que pensa sobre o assunto?
O que você pensa sobre o assunto? Conte nos comentários!
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.