No primeiro semestre de 2021 a Vinícola Castanho lançou um novo vinho: O Cave Chardonay. O lançamento consistiu em uma forte campanha online com making off e mesclagem de fotos e vídeos.
O desafio foi aproveitar ao máximo todos os veículos disponíveis nas plataformas. As redes sociais querem que usamos as novidades, então, para o conteúdo ter maior alcance é imprescindível explorá-las.
No Instagram temos dois formatos: 1080×1080 px para postagens no feed e 1920×1080 px para IGTV, Story e Reels. Sabendo disso, na teoria, já precisaríamos de pelo menos dois tipos de adaptações de conteúdo.
Para maior resultado, as postagens no IGTV, Story e Reels precisam ser vídeos, já no feed as criações são livres e podem variar. Uma de nossas estratégias de lançamento foi criar conteúdos que se adaptariam a qualquer um dos formatos. Para isso, elaboramos posts no formato 1920×1080 em vídeo com making off e ao centro inserimos a foto estática do vinho em destaque, desta forma a publicação na vertical não entraria cortada na timeline quando adaptada para o formato quadrado.
Explorar os diferentes formatos de mídia é o que torna a entrega dos conteúdos maior dentro de cada plataforma, inclusive em relação aos anúncios. Quando trabalhamos com apenas um formato de criativo, a ferramenta de automação das plataformas não consegue otimizar a entrega para cada perfil de usuário e assim o número de alcance pode vir a cair, impedindo que a campanha obtenha o resultado esperado. Outro fator importante a ressaltar é que os formatos em vídeo são os que mais entregam dentro das ferramentas, uma vez que o algoritmo entende que esse criativo é mais dinâmico e tem maior interação na mídia.
Testar diferentes modelos de peças publicitárias e seguir a tendência do que pede cada mídia são maneiras de ajudar que a campanha atinja ao objetivo esperado. Isso porque cada usuário consome em conteúdos e formatos diferentes. Dessa forma asseguramos que a entrega da mensagem alcance o público com quem queremos falar.
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