Você sente que não dá conta de ler todas as notícias, acompanhar todas as séries e ouvir todos os podcasts? Por mais que você se esforce, parece que nunca dá para se atualizar totalmente? Bom, é natural se sentir assim na era da Infotoxicação.
São milhares de links, fotos, abas, vídeos, notificações todos os dias o dia todo. Combinando os termos intoxicar e informação, a infotoxicação diz respeito ao estado em que as pessoas não conseguem mais absorver novas informações após tanta sobrecarga de estímulos.
A pandemia contribuiu bastante para esse cenário, quando o tempo de tela aumentou e a obsessão por novas informações e estatísticas estressou muita gente. Esse cenário aumentou nossa exaustão das telas e gerou ainda mais cansaço mental. Um estudo feito nos EUA mostrou que as pessoas passam quase 12 horas por dia consumindo informação – e leem ou ouvem mais de 100 mil palavras por dia. Isso é o equivalente a 33,8 Gigabytes – ou uma bíblia por semana (100.564 palavras).
No Brasil, 40% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante o pico da pandemia e 20% não ficam mais de 30 minutos longe do celular. Com tantos estímulos, canais e quantidade de informações, como decidir o que é prioridade? Estamos todos infotoxicados? Conta pra gente o que você acha nos comentários!
Fontes: pesquisa Digital Turbine (agosto/2021, 846 respondentes, Brasil, 95% de significância) e pesquisa How Much Information, Universidade de Berkeley.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.