Responda rápido: quantas vezes você foi ao banco (aquele presencial) no último ano? A digitalização bancária é uma realidade e se intensificou desde o começo da pandemia, quando agências fecharam e a mudança de hábitos dos consumidores foi drástica.
Em 2020, pela primeira vez no país, os downloads de aplicativos de bancos totalmente digitais superou os dos bancos tradicionais: 52% versus 48%. Em 2019, o cenário era o inverso. Em maio de 2021 os bancos e carteiras digitais somaram quase 21 milhões de downloads segundo um levantamentos do Bank of Amercia com dados da Apple Store e Google Play. O número representa avanço de 2,3% em relação a abril.
Os mais baixados? Nubank lidera com 2,7 milhões de downloads, seguido por Banco Pan (2,3 milhões) e PicPay (2,2 milhões). Os bancos tradicionais, por sua vez, registraram cerca de 7,4 milhões de downloads, uma queda mensal de 8,7%. E o crescimento é entre todas as idades: mais de 30 mil pessoas acima de 60 anos abriram conta no Nubank e este público também aumentou em 54% na quantidade de clientes do PicPay entre março e agosto de 2020.
Além desse cenário, iniciativas como o PIX e o open banking mostram que a digitalização bancária é mesmo um caminho sem volta. E você, já aderiu?
Fonte: USB Evidence Lab.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.