Endomarketing é um serviço de marketing diretamente relacionado com o público interno de uma empresa. Profissionais de Recursos Humanos e Comunicação interna costumam ter dúvidas sobre o que é e como ele pode ajudar uma empresa.
O Endomarketing é voltado para um público estratégico das organizações: seus colaboradores. Afinal, o marketing não deve ser direcionado apenas para o público externo.
Os funcionários de uma empresa são os principais responsáveis pelo seu sucesso e precisam estar alinhados enquanto equipe, além de entender tudo o que a empresa oferece e como sua atuação é importante para o processo como um todo.
Com um mercado cada vez mais rápido, dinâmico e digital, o endo se mostra mais necessário e eficaz para integrar trabalhos. O Endomarketing, ou marketing interno, pode ser fundamental para o sucesso de uma organização.
O que significa endomarketing?
Endomarketing vem de “endo”, do grego relativo a interior, e significa literalmente o marketing feito por dentro, para dentro. Marketing é a ciência de unir demandas e ofertas com a finalidade de otimizar vendas e lucros de uma marca – e o Endo segue a mesma lógica, porém voltada para o público interno.
O Endomarketing é composto por toda a comunicação direcionada aos colaboradores da empresa. O Endo engloba campanhas comemorativas, educativas, de pertencimento, de reconhecimento, entre outras. Por isso, o Endo é essencial para todas as organizações.
Por que trabalhar o endo?
O Endomarketing parte de um estudo de mercado como o próprio Marketing: é preciso avaliar e entender as demandas e necessidades do público interno, desenvolver estratégias e ações para suprir tais necessidades e ter como foco e objetivo final trazer melhorias para o ambiente de trabalho e funcionamento da equipe.
Estas melhorias promovidas pelo trabalho de Endo também vão impactar na produtividade, lucro e resultados da empresa.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.