A Nunhems, marca comercial de sementes da BASF’s vegetable seeds business, oferece soluções e parcerias orientadas ao consumidor. Seu foco é nos produtores e agricultores de todo o Brasil, que compram suas sementes buscando eficiência, resistência e produtividade para suas plantações.
A comunicação das mídias sociais sempre exaltou o resultado deste trabalho, mostrando fotos dos híbridos como tomates, cebolas e melancias, já prontos no pós-colheita. A io!, entretanto, identificou uma possibilidade e uma nova necessidade no trabalho comunicativo: precisávamos ressaltar ainda mais o produto vendido em si, ou seja, as sementes.
Assim nasceu a campanha Sementes, para evidenciar o produto principal da empresa. Com foco em engajamento e exposição de marca, o objetivo é atingir produtores interessados nas sementes Nunhems que podem ter dúvidas específicas sobre elas. A campanha visa esclarecer as dúvidas mais comuns e frequentes sobre sementes híbridas, além de contar como ocorre o acompanhamento com os produtores parceiros e o apoio dos RTVs, representantes comerciais da BASF’s vegetabel seeds business.
Para o público geral, a campanha funciona como informativa, ao divulgar o produto principal da Nunhems e explicar como elas chegam aos produtores, quais os cuidados com as embalagens, além de curiosidades sobre as sementes de cada híbrido, entre outros conteúdos sobre armazenamento, gestão e distribuição.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Campanha Sementes: 1º passo para o sucesso
Os conteúdos com frequência mensal foram pensados para as redes sociais da marca, Facebook e Instagram. Nos stories, trabalhamos o engajamento com quizzes e enquetes, enquanto no feed os posts partiram para um caminho mais informativo e de curiosidades. O desafio do assunto é criar conteúdos interessantes tanto para o público leigo quanto para o especializado.
Algumas das questões que balizaram o trabalho e que buscamos responder com a campanha foram:
• O que são sementes híbridas?
• Tipos de sementes: qual a diferença entre variedades e híbridos?
• Quais os diferenciais das sementes Nunhems?
• Características das embalagens
• Quantidades das sementes por embalagens
• Orientação aos interessados de acordo com tamanho da lavoura e região da plantação
• Acompanhamento da BASF ao agricultor parceiro e apoio dos RTVs
A campanha ainda contou com o apoio de outra campanha já em vigor, a de engajamento, com foco em produções para o Reels. Assim, os Reels produzidos para os meses de junho, julho e agosto também focaram no tema Sementes, com temas como “O que é uma semente híbrida?” e “Melhoramento genético”.
REELS
Como são armazenadas as Sementes
Para deixar a campanha ainda mais completa e reforçar os materiais audiovisuais, visitamos a empresa Globex Multimodal, em Indaiatuba, empresa terceirizada responsável pela gestão e armazenamento das sementes Nunhems. É lá que as sementes dos híbridos Nunhems são armazenadas e de lá elas são distribuídas para todo o Brasil.
In loco, pudemos conhecer os diversos tipos de embalagens e entender as particularidades dos produtos, além de visitar as câmaras de 15ºC e 4ºC nas quais as sementes são armazenadas, que visam preservar suas características originais até o momento da distribuição. A BASF conta com um espaço de 500 m³ dentro da Globex Multimodal.
Aproveitando os vídeos captados pela agência, desenvolvemos também um Reels com foco nas embalagens e distribuição de sementes. Desta forma, abordamos um novo lado da campanha, mostrando ao consumidor o processo antes do produto chegar até ele.
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IDENTIDADE VISUAL DA CAMPANHA
A utilização de imagens e vídeos captados pela agência enriqueceu a comunicação visual da empresa, tornando possível abordar tanto as fotos das sementes como também das embalagens e do local onde são armazenadas. Nessa campanha, nas artes estáticas para Feed e Stories, trazemos uma composição limpa e harmônica que evidencia o produto.
Nos Reels, a abordagem é de imagens dinâmicas e letterings seguindo as fontes, cores e formas do manual de marca.
STOP MOTION
Um ano de mídias sociais
Deste trabalho nasceu também um stop motion, criado para celebrar o primeiro ano das mídias sociais da Nunhems. Além dos textos explicativos, não poderíamos deixar de lado a essência da marca: as sementes. Para representar esse marco, escolhemos diversos tipos de sementes para que juntas criassem o número 1, mostrando a força da marca!
Essa força vem dos produtos que, quando se juntam, mostram o que foi conquistado até agora e reforçam que a marca irá conquistar cada vez mais números por conta da qualidade das diversas sementes comercializadas.
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